Nossa História

2018

Um ano de esperanças em meio aos grandes desafios de gestão e finanças. Em julho a Casa de Justina afirma contrato com o Instituto Angelus, uma aceleradora de projetos sociais, objetivando a ampliação dos serviços prestados e alcance de autossuficiência financeira, ao mesmo tempo que vence o edital da Prefeitura de Francisco Morato com o Projeto Crescer.

2014

A Casa de Justina, agora sozinha, se oficializa como Associação de Promoção Social Justina Schuh, e retoma a direção dos serviços socioassistenciais prestados às crianças, adolescentes, idosos e suas famílias. Um novo início, a Casa de Justina novamente desafia a realidade do seu entorno para se tornar um lar de acolhimento e desenvolvimento das potencialidades dos seus acolhidos.

1996

Durval, agora sozinho, pois Justina falecera em novembro de 1977, firma parceria com o Lar Fabiano de Cristo. Então a Casa de Justina sob gestão do Lar Fabiano de Cristo passa a oferecer um trabalho de assistência social estruturado, na forma de creche-escola em período integral para 120 crianças de 2 a 6 anos, além de reforço escolar para 60 crianças maiores.

1966

Os anos passaram céleres, muita dedicação e desprendimento para desbravar a região rural de difícil acesso, e na mesma proporção uma fé imensa para enfrentamento de grandes limitações financeiras e todas as dificuldades próprias do serviço de assistência social. De Lar Escola Pacífico Nogueira para Lar Escola Irmão Martin, e depois Casa de Justina.

1963

Depois de uma visita à Chico Xavier, os amigos Justina Schuh e Durval Ângelo de Brito, ela austríaca erradicada no Brasil desde 1922 e ele brasileiro migrado para São Paulo em 1953, iniciam com seus companheiros de fé um trabalho de acolhida às famílias carentes de Francisco Morato, no bairro Campininha, através da distribuição de sopa aos domingos. Assim começava a Casa de Justina, uma casa de oração sobre um terreno abandonado por mais de 30 anos e os almoços dominicais para a comunidade. Iniciava-se a materialização do sonho de amparo à infância em risco social.

O que Fazemos

A Casa de Justina desenvolve e executa programas e projetos voltados prioritariamente para efetivação dos direitos sócio-assistenciais. Atualmente atendemos de forma gratuita 107 famílias e mais de 150 crianças, em situação de risco social, assegurando o acesso aos direitos sociais, dialogando com os setores que auxiliam o trabalho social na perspectiva do fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e comunitários. A prestação de serviços à comunidade é realizada através da aplicação de recursos recebidos da Prefeitura de Francisco Morato e de entidades privadas, como a Capemisa e a SEEIC, e dos doadores pessoa-física dedicados à Casa.

I– Oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com atividades oferecidas fora do turno escolar;

II – Promove, divulga e contribui com a construção das políticas sociais no enfrentamento das situações de pobreza, combate das desigualdades sociais e na melhoria nas condições sociais e vínculos socioafetivos da infância, juventude e idosos, com foco em seus laços familiares;

III – Participa, cria, promove e desenvolve atividades de promoção da integração ao mercado de trabalho e de capacitação profissional mediante programas, projetos e serviços;

IV – Participa, cria, desenvolve, divulga ou promove os programas ou projetos de segurança alimentar e nutricional – SESAN – em conjunto com órgãos públicos ou instituições privadas tais como cozinha comunitária, agricultura urbana, educação alimentar e nutricional, distribuição de cestas de alimentos ou quaisquer outros programas e projetos de promoção humana e social;

V – Participa, cria, desenvolve, divulga, contribui ou promove programas, projetos e ações de incentivo à cultura e arte;

VI – Participa, cria, desenvolve, divulga, contribui ou promove programas, projetos e ações de incentivo ao esporte.

A Casa de Justina busca

O desenvolvimento das potencialidades dos assistidos e suas famílias, através do fortalecimento de vínculos, da inclusão social, do desenvolvimento de auto-confiança, autonomia e da melhoria da qualidade de vida; Aplicação integral dos recursos destinados aos nossos projetos de forma ética, cumprindo com a Lei, valorizando o apoio de todos os nossos parceiros, apoiadores e doadores

Nossos Projetos

projeto-crescer-casa-de-justina

Projeto Crescer I, II, III

O Projeto Crescer I, II e III atendeu 100 crianças com idades entre 6 e 15 anos e teve como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções foram pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Incluiu crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuíram para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

projeto-felizIdade-casa-de-justina

Projeto Feliz Idade

O projeto Feliz Idade atendeu 30 idosos e teve como objetivo desenvolver atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social esteve pautada nas características e interesses dos idosos considerando a vivência em grupos de experimentações artísticas, culturais e de lazer valorizando suas experiências de vida. O projeto foi realizado em grupos, organizados a partir de percursos, que garantiram as aquisições progressivas dos seus usuários de acordo com seu ciclo de vida.

projeto-habilita-sp-casa-de-justina

Projeto Habilita SP

O projeto apoiou o atendimento dos alunos dos cursos profissionalizantes organizados pela Prefeitura de Francisco Morato. A Casa de Justina, desde o início de 2018, coopera cedendo seu espaço físico para realização das aulas dos cursos profissionalizantes e já foram realizados mais de 10 cursos, sendo de grande destaque os cursos de formação de cabelereiro, manicure e panificação em espaços totalmente equipados e preparados para os alunos.

Quem Somos

A Casa de Justina conta com uma diretoria muito atuante. São 4 diretores executivos e 3 conselheiros que planejam sua atuação bem como o desenvolvimento e execução de várias atividades, acolhendo e direcionando o trabalho de outros voluntários dedicados. Os diretores também mantêm contato direto com as famílias, permitindo maior troca e conhecimento das demandas da comunidade atendida. Nosso quadro profissional é formado por 1 uma auxiliar de cozinha e 1 auxiliar de serviços gerais, ambas celetistas.

Nossos Parceiros

Sociedade de Estudos Espiritas Irmã Catarina, fundou a Casa de Justina em 1966 e hoje cede o espaço em Francisco Morato para o funcionamento da instituição, saiba mais.

Apoiadora com repasse financeiro nos projetos da Casa, saiba mais.

Apoiadora com repasse financeiro nos projetos da Casa, saiba mais.

Provê serviços de contabilidade para a Casa de Justina, saiba mais.

Agência de Marketing Digital com foco em conectar empresas e clientes para gerar resultados, saiba mais.